quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Ensino Religioso nas perspectivas atuais

Considerando que o ensino Religioso é uma disciplina que possibilita a ampliação de conhecimentos e produção de saberes sobre os principais elementos que compõe o fenômeno religioso, ela também se constitui num referendial teórico, que proporcionará a melhoria da prática pedagógica.
Refletindo os aspectos essenciais do Ensino Religioso, entende-se que a religião é uma estruturação de uma comunidade, que reune a partir de uma idéia comungada. Neste contexto percebe-se o carisma e o papel do profeta frente ao que é carismático, bem como o conhecimento desta relação que emana da fé, que é particular e é indescritivo. Existe uma limitação religiosa e a descrição da mesma que chamamos de fé. Neste aspecto, não tem condições, nem necessidades de explicá-la. A fé de uma comunidade já representa os saberes da mesma e portanto, da entidade religiosa.
O conhecimento gera saberes que abastece os desafios de sua comunidade, que são expresas por suas crenças, ritos, mitos e símbolos que são fundamentais para o entendimento do Ensino Religioso.
Contudo, acredita-se que o lugar do sagrado e do religioso encontra-se no interior da dimensão religiosa do ser humano. Daí afirma-se que na relação entre a ciência e a religião é importante que haja uma postura dialética e de muita colaboração.
Edna de Jesus Vieira - Especialização em Ensino Religioso - Palmas/TO

6 comentários:

Possibilidades de Acesso na Rede disse...

Passei por seu blog, muito interessante por sinal.
Um abraço.

Acácio Ribeiro Silva disse...

Oi Edna, acabei de criar meu blog,dar uma olhada e me diz o que achou..

um grande beijo, saudades...

Acácio Ribeiro Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edna de Jesus Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Acácio Ribeiro Silva disse...

Edna fiz as modificações que me pediu, ficou até melhor..

um grande abraço e saudades...

Anônimo disse...

Oi Edna! Pelo que percebi faz um tempinho que não posta aqui no blog!Espero que veja essa mensagem.
Estava procurando uma alguém aqui no Tocantins que me explicasse como funciona a dinâmica de ministrações de aula de Ensino Religioso aqui. Moro em Palmas.
Meu email é mariannaveiga@hotmail.com
Também tenho um blog: www.damariveiga.wordpress.com

Se puder me retornar ficaria muito grata.